Cuidados com os Filhos em caso de Ruptura dos Pais
- Dra. Catiucia Hönnicke OAB/SP 190.388
- 27 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024

O sucesso na convivência com os filhos após uma separação ou divórcio requer esforço e dedicação dos pais. Abaixo, segue uma lista de conselhos que podem ajudar a manter um relacionamento saudável com os filhos durante e após esse processo desafiador:
Mantenha a Estabilidade: Tente manter as rotinas dos filhos o mais estáveis possível. Horários consistentes para atividades escolares, refeições e tempo de sono são fundamentais.
Comunique-se de Forma Adequada: Fale sobre a separação com seus filhos de maneira apropriada para a idade deles, e certifique-se de que entendam que não são culpados e que ambos os pais os amam.
Evite Conflitos na Frente das Crianças: Mesmo que as interações entre os pais possam ser difíceis, é vital evitar discussões e desentendimentos na frente dos filhos.
Coopere como Co-pais: Trabalhem juntos para garantir que as necessidades dos filhos sejam atendidas. A co-parentalidade eficaz envolve comunicação, flexibilidade e respeito mútuo.
Estabeleça Regras Consistentes: As crianças se beneficiam da previsibilidade. Tente coordenar regras e disciplinas comuns entre os dois lares.
Ouça os Filhos: Deixe que eles expressarem seus sentimentos e assegure-lhes que é normal e aceitável sentir tristeza, raiva ou confusão.
Priorize o Bem-estar das Crianças: As decisões devem sempre levar em consideração o que é melhor para os filhos, e não as preferências ou desejos dos pais.
Reconstrua a Confiança: Seja pontual nas visitas e cumpra com as promessas feitas aos filhos para fortalecer a confiança.
Procure Apoio Profissional: Não hesite em buscar o auxílio de terapeutas ou conselheiros especializados para seus filhos ou para auxiliar na co-parentalidade, se necessário.
Promova Relacionamentos Positivos: Encoraje uma relação positiva entre seus filhos e o outro pai/mãe, falando respeitosamente sobre o outro e incentivando o contato.
Mantenho-se Atualizado: Esteja presente e informado sobre a vida dos seus filhos, incluindo escola, atividades extracurriculares e interesses.
Seja Paciente: Entenda que todos levarão algum tempo para se ajustar à nova situação e que pode haver altos e baixos ao longo do caminho.
Evite Usar os Filhos Como Mensageiros: Comunique-se diretamente com o outro pai/mãe para questões de co-parentalidade, em vez de passar mensagens por meio dos filhos.
Defina Limites Claros: Estabeleça limites saudáveis para a interação entre os lares, assegurando que os filhos se sintam seguros e não fiquem divididos entre dois lados.
Celebre o Crescimento: Reconheça e celebre conquistas e marcos de desenvolvimento de seus filhos, mostrando que ambos os pais continuam envolvidos e interessados em suas vidas.
Praticar estes conselhos pode ajudar a minimizar o impacto da separação nos filhos e estabelecer uma nova dinâmica familiar positiva e acolhedora para todos os envolvidos.
Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de algum auxílio, entre em contato conosco. Nosso escritório atua em todo o Brasil e nossa equipe está pronta para te ajudar com a informação que você precisa!
#Casamento #separação #divórcio #família #dívidas #execução #direitodefamilia #cobranças #comunhãototal #comunhãoparcial #filhos #uniãoestável #guarda #alimentos #pensãoalimentícia #pensão #patrimônio #cuidadosparentais #direito #advogado #advocacia #conheçaseusdireitos #direitodefamília #direitodesaúde
#solução #alienação #parental #mariadapenha #alienaçãoparental #violenciacontramulher #violenciamaterial #violenciapatrimonial #violenciapsicologica
#preconceito #igualdade #homensxmulheres #pais #mães #machismo #misoginia #sexismo #paternidade #maternidade #direitodevisita #feminismo #direitodasmulheres #direitodoshomens #melhorinteressedomenor #menor #psicologia #confortoemocional
Comments